quarta-feira, 23 de junho de 2010

Samba Maria!

O amigo Emerson peguntou sobre samba. E como eu gosto de samba, e como eu tenho escutado samba!
Então, pra ele, pra mim, pra quem se sentir a vontade, um pouco do samba que eu amo.

Confesso que tive que procurar sites e listas como referência para os autores que citarei, muito porque os(as) interpretes muitas vezes não são os compositores(as). E porque de cabeça, não consigo lembrar de todos, e de tantas músicas e letras. Mas aqui, só coloco o que me toca, o que eu escuto com alma e coração.

A primeira, vai ser a interpretada pela Roberta Sá, do Rodrigo Maranhão:
Samba de um minuto: "Devagar, devagar com o andor teu santo é de barro e a fonte secou. Já não tens tanta verdade pra dizer nem tão pouco mais maldade pra fazer. E se a dor é de saudade e a saudade é de matar em meu peito a novidade vai enfim me libertar."
O CD dela conpensa por completo, samba mesmo, de raiz, com muita qualidade.
E não é por que ela tá com música na novela da globo não! ;D
http://www.robertasa.com.br

Seguindo com voz feminina, Clara Nunes, música de Ataulfo Alves
Você passa e eu acho graça: "Quis você pra meu amor e você não entendeu. Quis fazer você a flor de um jardim somente meu. Quis lhe dar toda ternura que havia dentro de mim. Você foi a criatura que me fez tão triste assim. Ah, e agora, você passa, eu acho graça. Nessa vida tudo passa e você também passou. Entre as flores, você era a mais bela minha rosa amarela que desfolhou, perdeu a cor..."
http://www.youtube.com/watch?v=wyD5N9BHvQA&feature=related

Partindo pra um homem, e de alto escalão, Paulinho da Viola. O DVD ao vivo dele da MTV é lindo, do começo ao fim. Sambinha bem gostoso. Das muitas e muitas músicas:
Recado: "Leva um recado a quem me deu tanto desamor. Diz que eu vivo bem melhor assim, e que no passado fui um sofredor, e hoje já não sou, o que passou, passou..."; Coração Leviano: "Trama em segredo teus planos, parte sem dizer adeus, nem lembra dos meus desenganos fere quem tudo perdeu. Ah coração leviano não sabe o que fez do meu! (x2) Este pobre navegante meu coração amante, enfrentou a tempestade no mar da paixão e da loucura, fruto da minha aventura em busca da felicidade! Ah coração teu engano foi esperar por um bem, de um coração leviano que nunca será de ninguém..." http://www.youtube.com/watch?v=7YGy0AtJMYs&feature=related Pecado Capital: "Mas é preciso se viver, e viver não é brincadeira não." Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues) "Você sabe o que é ter um amor, meu senhor, ter loucura por uma mulher. E depois encontrar esse amor, meu senhor, nos braços de um tipo qualquer (...) Eu não sei se o que trago no peito é ciúme, despeito, amizade ou horror. Eu só sei é que quando a vejo, me dá um desejo de morte ou de dor." http://www.youtube.com/watch?v=IpHc3zVG-A0 Coração Imprudente: "O que pode fazer um coração imprudente se não deixar um pouquinho de seu bater descuidado. E depois de cair no chorinho sofrer de novo o espinho, deixar doer novamente..."

Depois dele, minha grande ídola, adorada Marisa Monte, cantando samba. Inclusive, com o próprio Paulinho da Viola, como na: Samba sobre o Infinito:  "Quem sabe de tudo não fale, quem não sabe nada, se cale, se for preciso eu repito, porque hoje eu vou fazer, ao meu jeito, eu vou fazer, um samba sobre o infinito..." http://www.youtube.com/watch?v=ArylDQkeeXw ; O CD inteiro "Universo ao meu redor" é só de samba, lindo, lindo. Universo ao meu redor: "Eu já não me sinto só, tão só, tão só, com o universo ao meu redor." Três letrinhas: "Sim, são três letrinhas, todas bonitinhas, fáceis de dizer ditas por você, nesse seu sim, assim. Outras três também representam não, que não fica bem no seu coração." Lágrimas e tormentos: "E hoje a minha vida é um carrossel de alegrias e como se não bastasse, estou amando de verdade. Me perdoa se eu me excedo em minha euforia mas é que agora sei o que é felicidade."

Esse é completamente nostalgico, de manhãs de sábados e domingos, provavelmente ainda tocando numa vitrola, é o som das minhas manhãs. MBP4 e Chico Buarque. Colocarei os dois juntos porque muitos dos sambas do Chico foram gravados com os Vocalistas do MPB4, e são algumas das melhores versões. Noite dos mascarados: "Mas é carnaval, não me diga mais quem é você, amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco morrer, deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira que você me quer." http://www.youtube.com/watch?v=n72vD9Wtt8Y Roda vida: "Mais eis que chega a roda viva, e carrega o destino pra lá." http://www.youtube.com/watch?v=HvK2LYDYLj8 Quem te viu, Quem te vê: "Hoje o samba saiu, procurando você, quem te viu, quem te vê, quem não a conhece não pode mais ver pra crer, quem não jamais a esqueçe não pode reconhecer." http://www.youtube.com/watch?v=pFU_WteHiZc

Agora MPB4 e Quarteto em CY, perfeição. Falando de amor: "Vem depressa, vem sem medo foi pra ti meu coração que eu guardei esse segredo escondido num choro canção, lá no fundo do meu coração." Sabiá: "Vou voltar, sei que ainda vou voltar. Não vai ser em vão que fiz tantos planos de me enganar, como fiz enganos de me encontrar como fiz estradas de me perder."

Muitos sambas melancolicos na voz de Dolores Duran, Maysa, Dalva de Oliveira e outra que a Globo adora exaltar, mas que são profundamente lindos, e fundamentalmente tristes. Eu pulo.

Noel Rosa, na clássica e linda Com que roupa eu vou: "Agora vou mudar minha conduta, eu vou pra luta
pois eu quero me aprumar. Vou tratar você com a força bruta, pra poder me reabilitar. Pois esta vida não está sopa e eu pergunto: com que roupa? Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?" http://www.youtube.com/watch?v=rETSGoLBjjk

Geraldo Pereira! Na voz fantástica de Chico e Vinícius. Sem compromisso: http://www.youtube.com/watch?v=cdxMuqmJ3v4


Dorival Caymmi, Acalanto, Você não sabe amar, O que é que a bahiana tem,e por aí vai...

Na voz da minha outra amada, Maria Rita, herdeira de voz, musicas perfeitas.... Não vale a pena (J. E P. Garfunkel): "Que é uma pena, mas você não vale a pena. Não vale uma fisgada dessa dor, não cabe como rima de um poema. De tão pequeno mas vai e vem e envenena e me condena ao rancor. De repente, cai o nível e eu me sinto uma imbecil. Repetindo, repetindo, repetindo, como num disco riscado, o velho texto batido dos amantes mal-amados, dos amores mal-vividos e o terror de ser deixada. Cutucando, relembrando, reabrindo a mesma velha ferida e é pra não ter recaída que não me deixo esquecer que é uma pena, mas você não vale a pena." Cara Valente (Marcelo Camelo): Olha lá! Ele não é feliz. Sempre diz que é do tipo Cara Valente. Mas veja só a gente sabe... Esse humor é coisa de um rapaz que sem ter proteção, foi se esconder atrás da cara de vilão."

Deixo a parte Tom, Vinícius, e muitas do Chico. Pra eles, vale um post só, exclusivo.

Vou pro samba, pra mim, mais alegre, contagiante, de abrir sorriso em qualquer pessoa, e que todo mundo sabe cantar, uma música que seja, é da Vila, é Martinho, e é puro samba. ;D Canta, canta minha gente: "Canta Canta, Minha Gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte, canta alto que a vida vai melhorar." Disritimia: "Que bom é ser fotografado mas pelas retinas desses olhos lindos. Me deixe hipnotizado prá acabar de vez com essa disritmia..." Ex-amor: "Ex-amor gostaria que tu soubesses o quanto que eu sofri ao ter que me afastar de ti. Não chorei, como um louco eu até sorri, mas no fundo só eu sei das angústias que senti." http://www.youtube.com/watch?v=O_3spaXE378 Mulheres: "Você é o sol da minha vida a minha vontade. Você não é mentira, você é verdade. É tudo o que um dia eu sonhei prá mim..." Devagar, devagarinho: "É devagar! É devagar! É devagar é devagar, devagarinho..."

Quanto samba!
Vou-me embora, sonhar com samba, com o cavaquinho e com as vozes mais bonitas que eu já ouvi. Vou, levando comigo um pouquinho de cada letra que me faz compreender o amor, e as pessoas. Vou, lembrando das letras que me fizeram sofrer, das que sofreram comigo, das que me deram força, e das que me compartilharam risadas. Não canto, não toco, mas definitivamente, se fosse pra eu ser uma música, eu seria um samba.


E fim.

Um comentário:

  1. Marília, estou emocionado não só pela dedicatória, mas também pela grandeza de pesquisa e beleza deste post! Sem palavras.... sinceramente sem saber o q dizer! Se não, um muito obrigado por tanta informação e beleza! Ah vc é linda, leve e contagiante com um samba sim! Parabéns!

    ResponderExcluir