sexta-feira, 11 de junho de 2010

E deixe que pensem...

... que digam, que falem...

Vejo sempre muitas críticas a Pitty, a roqueira baiana. Ela é uma vencedora só de ter nascido em salvador, e não ter se rendido ao axé e afins. Mas assim como em alguns outros casos (até, inclusive, impressionantemente, o do Restart) ela é uma ótima letrista. Compositora de mão cheia. Algumas músicas dela vão lá no fundo, e se tornaram trilha sonora de pedaços da minha vida. Começei minha admiração por ela nesse trecho da música "Semana que vem":

"Esse pode ser o último dia de nossas vidas
Última chance de fazer tudo ter valido a pena
Diga sempre tudo o que precisa dizer
Arrisque mais pra não se arrepender
Nós não temos todo tempo do mundo
E esse mundo já faz muito tempo...
O futuro é o presente, o presente já passou...
Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem pode nem chegar."

Depois disso, no mesmo disco (o1º disco da Pitty - Admirável Chip Novo), a música "Máscaras" trás o trecho:

"O importante é ser você, mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro."

Ainda no mesmo disco, "Temporal":

"E quando olhei no espelho
Eu vi meu rosto e já não reconheci
E então vi minha história
Tão clara em cada marca que tava ali."


 Esse primeiro disco é de 2003 ainda. Em 2005 ela lançou o "Anacrônico", sempre no mesmo estilo Pitty.
Nesse disco, a música "Mémorias" tem uma letra linda, o melhor trecho, pra mim é:

"Memórias, não são só memórias
São fantasmas que me sopram aos ouvidos
Coisas que eu nem quero saber
Eu dou sempre o melhor de mim
E sei que só assim é que talvez
Se mova alguma coisa ao meu redor
Eu vou despedaçar você
Todas as vezes que eu lembrar
Por onde você já andou sem mim"

Na sequência, "Dejà-vu" e "Ignorin'U" também são lindas. A segunda, quase como se ela dissesse muito do que eu diria agora. "Guerreiros são Guerreiros" e "Querer depois" são mais doi belos exemplos. Mas desse disco, sem sombra de dúvidas, a que eu mais gosto é a "Na sua estante", não só a letra, mas a música, ritmo, jeito de cantar. Tem músicas que encaixam nas nossas vidas como luvas perfeitas. A letra:

"Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar
Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar
Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar ao menos mande notícias
Cê acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar
Tô aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia
E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu
Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante
Tô aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia
E não adianta nem me procurar
Em outros timbres e outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu
Só por hoje não quero mais te ver
Só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar..."

Em 2007 ela lançou um disco ao vivo "(Des)Concerto", bem bacana, mas com poucas músicas novas. Em 2009 ela lançou o último albúm o "Chiaroscuro", o nome é esse estranho mesmo. As músicas "Água contida" (Que tem muito a ver comigo) e "Só agora" tem letras lindas, mas a melhor, mais debochada, mais tocante, é a "Me adora". "Cuidado quando for falar de mim, e não desonre o meu nome". E pra quem não viu ela cantando, batendo as castanholas, mechendo o ombro... http://www.youtube.com/watch?v=66PrK9b_WD8 A música é muito linda. O melhor trecho, pra mim:

"Não importa se eu não sou o que você quer
Não é minha culpa a sua projeção
Aceito a apatia, se vier
Mas não desonre o meu nome
Será que eu já posso enlouquecer?
Ou devo apenas sorrir?
Não sei mais o que eu tenho que fazer
Pra você admitir
Que você me adora
Que me acha foda
Não espere eu ir embora pra perceber"

Enfim. A Pitty é massa. ;D E podem continuar pensando, dizendo, falando. Mas as músicas dela não vão sair da minha playlist, nem da minha vida.

Se interessar, o site dela tem todas as músicas e letras, e é muito bom. http://www.pitty.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário